sábado, 5 de novembro de 2011

Resistência

O Nado Sincronizado normalmente é praticado por atletas que nadam muito bem, mas não o suficiente para competirem nos jogos olímpicos, pois antes de começarem a aprender os elementos que compõe uma rotina, é necessário que a atleta tenha o domínio sobre os quatro estilos da natação: borboleta, costas, crawl e peito. Outro nado bastante usado é o lateral, usado na natação como um corretivo.
No nado sincronizado a atleta nada com a cabeça fora d’água, sendo uma natação mais artística e interpretativa, com estilos combinados e nados modificados. Daí a necessidade da atleta saber nadar, além de ter resistência para executar os movimentos.
No início dos treinamentos a atleta treina os quatro estilos de natação com a finalidade de deixá-los mais estéticos. Os palmateios e as remadas são utilizados praticamente o tempo todo da rotina para a realização das posições e dos deslocamentos na água. São propulsões feitas através das mãos e dos membros superiores. Está incluído também no treinamento físico exercícios com deslocamento de pernas, onde a atleta anda dentro da água na posição vertical. Este tipo de treino é muito importante para a execução dos movimentos acrobáticos, como cambalhotas e arcos. E necessário que a atleta esteja bem treinada e preparada fisicamente para que consiga ter domínio do seu corpo e assim possa fazer as figuras de Nado Sincronizado, que irão constituir os elementos das coreografias apresentadas nas competições. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário